Colóquios Literatura Madeirense
A Direção Regional dos Arquivos, das Bibliotecas e do Livro (DRABL), o Departamento de Cultura da Câmara Municipal do Funchal (CMF) e a Universidade da Madeira (UMa) promovem o projeto Colóquios LITERATURA MADEIRENSE, cuja segunda edição terá lugar no Funchal, de 19 a 21 de março de 2026.

 

CONFERÊNCIA PLENÁRIA 1 | CRISTINA SOBRAL

Título:

"Dar a ler Camilo: métodos e problemas de edição."

Conferencista:

Cristina Sobral (FLUL, CL/FLUL, Cátedra Camilo Castelo Branco. Portugal)

Resumo:

Camilo Castelo Branco é um dos autores mais publicados da nossa Literatura, ainda em vida e nos 135 anos depois dela. No entanto as edições disponíveis não são todas iguais, o que mostra que dar a ler Camilo não é uma tarefa que se cumpra de forma automática. Camilo ‒ e, aliás, todos os autores ‒ deve ser dado a ler tal como ele quereria ser lido. Apresenta-se nesta conferência um caso concreto de edição crítica de uma obra de Camilo, propondo métodos e estratégias e discutindo problemas específicos que se colocam ao editor.

 

 

Cristina Sobral é Professora Associada na Faculdade de Letras de Lisboa e investigadora no Centro de Linguística da Universidade de Lisboa (Grupo Filologia). É especialista em Crítica Textual, Crítica Genética e História do Livro. Tem publicados vários trabalhos sobre o processo de transmissão de textos medievais e sobre o processo de escrita criativa em autores do séc. XIX, Eça de Queirós e Camilo Castelo Branco. É autora de estudos sobre a génese de romances camilianos e sobre a livraria do escritor. É ainda autora de edições críticas de romances de Camilo publicadas pela Imprensa Nacional: O Demónio do Ouro, História de Gabriel Malagrida (em co-autoria), Coração, Cabeça e Estômago (em co-autoria), O Romance dum Homem Rico e O senhor do Paço de Ninães (em co-autoria, no prelo). É Directora da Cátedra Camilo Castelo Branco (FLUL), onde tem coordenado trabalhos de investigação, nomeadamente a edição crítica da correspondência do escritor, de alguma da sua poesia e da sua última obra (o poema satírico O Extermínio da Inglaterra).

 

 

 

 

Áreas de Atuação
Nesta seção saiba mais sobre o Ingresso de Arquivos e Bibliotecas, a Gestão e tratamento de Arquivos e Bibliotecas e os Projetos Educativos destinados à Comunidade. Conheça também os projetos da Conservação e Restauro e do Centro de Estudos de História do Atlântico - Alberto Vieira (CEHA-AV).

Subscreva a newsletter e acompanhe os projetos e atividades da Direção Regional dos Arquivos, das Bibliotecas e do Livro.