CONSERVAÇÃO, PRESERVAÇÃO E RESTAURO
Neste âmbito de atuação assegura-se a proteção do património documental à guarda da DRABL, através da adoção de medidas diretas e indiretas de preservação, que combatem a deterioração natural dos suportes, o manuseio inadequado e excessivo e outras formas de degradação. Entre as principais áreas de atuação destaca-se a conservação preventiva e curativa de documentos, bem como o restauro e a digitalização.
Conservação, Preservação e Restauro

- CONSERVAÇÃO PREVENTIVA -
É uma ação indireta de preservação que visa controlar as condições externas aos documentos, de forma a evitar e/ou travar a deterioração.
Implementamos medidas que reduzem os riscos de deterioração, através do controlo das condições ambientais (temperatura, humidade relativa e iluminação), do controlo integrado de pragas, da avaliação das condições de armazenamento e da criação de soluções de acondicionamento adequadas. Incluem-se ainda boas práticas de manuseamento, essenciais para prolongar a vida útil dos documentos e evitar danos futuros.

- RESTAURO -
É uma prática minuciosa e especializada de intervenção, com o objetivo principal de preservar e recuperar a integridade física, estética e histórica dos documentos, garantindo a sua durabilidade e acesso para as gerações futuras.
Quando os danos comprometem a leitura, integridade ou interpretação dos documentos, são aplicadas intervenções de restauro cuidadosamente planeadas e fundamentadas em princípios éticos e técnicos da conservação. Estas ações recuperam a legibilidade e funcionalidade dos materiais, preservando sempre a sua autenticidade.

- DIGITALIZAÇÃO -
A desmaterialização pelo processo de digitalização acompanhada por estratégias de conservação física, é uma ferramenta poderosa na preservação, acesso e disseminação do património cultural.
A preservação de longo prazo é reforçada através da digitalização e microfilmagem, processos que reduzem a manipulação dos originais, aumentam a acessibilidade e garantem a continuidade informacional. A digitalização integra-se nos sistemas de gestão e difusão do património documental, contribuindo para a sua proteção e valorização.

- CONSERVAÇÃO CURATIVA DE DOCUMENTOS -
A conservação curativa consiste numa ação direta de intervenção mínima, com o objetivo de garantir a conservação a longo prazo e viabilizar a digitalização e os processos de desmaterialização dos documentos. Para esse efeito, são realizadas intervenções pontuais destinadas à estabilização dos danos existentes.
Sempre que os materiais apresentam fragilidades ou sinais de degradação ativa, procedemos a intervenções de estabilização, como higienização, planificação, consolidação do suporte e reparação de rasgões. Estas ações visam travar os processos de deterioração e restituir condições de segurança adequadas para a digitalização e a preservação a longo prazo dos documentos.
Consultoria e Parcerias
A Direção Regional dos Arquivos, das Bibliotecas e do Livro (DRABL) presta consultoria especializada nas áreas da preservação e conservação de documentos, transferência de suporte e desinfestação, bem como serviços técnicos de conservação e restauro. Esta colaboração é disponibilizada de acordo com critérios definidos, assegurando a prioridade ao serviço público e tendo em conta os seus recursos especializados. Os pedidos são avaliados com base na prioridade a serviços da Administração Pública, no valor histórico e cultural dos fundos ou coleções, na capacidade de mobilização de recursos por parte das entidades interessadas e, nos casos de transferência de suporte, no valor documental e na relevância da disponibilização dos conteúdos à comunidade. A DRABL promove ainda parcerias públicas e privadas com vista ao desenvolvimento de soluções técnicas que contribuam para a preservação, valorização e acessibilidade do património documental regional.

Oportunidades e Formação
Atividades Formativas
A realização de atividades formativas — como ações de sensibilização, formações, conferências e workshops — constitui um meio fundamental de partilha de conhecimentos e de sensibilização para temas específicos na área da conservação e restauro. A DRABL tem dinamizado iniciativas sobretudo no âmbito da preservação de documentos e na promoção de boas práticas entre profissionais, estudantes e a comunidade, contribuindo para o reforço de competências técnicas e para uma maior valorização do património documental.
Estágios
Promovemos estágios com o objetivo de desenvolver e aperfeiçoar competências técnicas em contexto real de trabalho, estimulando simultaneamente o espírito de equipa. Acolhemos estagiários de diversos programas nacionais e internacionais, incluindo Erasmus+, estágios profissionais e curriculares, programa Jovem em Formação, entre outros. Para mais informações, contacte-nos através da Direção de Serviços de Conservação e Restauro.
Contactos - Direção de Serviços de Conservação e Restauro

Diretora de Serviços - Dina Noite

dscr@madeira.gov.pt
 

Fale connosco
(+351) 291 145 310 

Subscreva a newsletter e acompanhe os projetos e atividades da Direção Regional dos Arquivos, das Bibliotecas e do Livro.