Deveres Humanos
Exposição patente em abril de 2025 sobre os “Deveres Humanos”, recebida a título de empréstimo numa parceria com a Fundação José Saramago.
Exposição: Fundação José Saramago
Deveres Humanos
A exposição nasceu de uma vontade de José Saramago expressa no seu discurso, proferido a 10 de dezembro de 1998, em Estocolmo, data em que a Declaração Universal de Direitos Humanos cumpria meio século de vida. “Tomemos então, nós, cidadãos comuns, a palavra e a iniciativa. Com a mesma veemência e a mesma força com que reivindicarmos os nossos direitos, reivindiquemos também o dever dos nossos deveres. Talvez o mundo possa começar a tornar-se um pouco melhor”, disse José Saramago na ocasião. Em 2015, reunidos no México e convocados pela UNAM (Universidade Nacional Autónoma do México) e pela Fundação José Saramago, várias dezenas de especialistas em diversas áreas elaboraram uma proposta de Declaração de Deveres Humanos, documento que posteriormente, em 2018, foi levado às Nações Unidas e entregue em mãos ao seu secretário-geral, António Guterres.
Nesta exposição foram apresentados vários painéis, onde constavam os textos da proposta de Declaração de Deveres Humanos e imagens do fotógrafo Gervasio Sánchez. O design gráfico da mostra ficou a cargo do atelier Silvadesigners.
Pretendeu-se com este projeto expositivo promover a compreensão dos direitos reconhecidos na Declaração Universal dos Direitos Humanos e, nesse sentido, incentivar a reflexão sobre as obrigações éticas indispensáveis a um Estado de Direito. Além disso, procurou-se sensibilizar para a importância do respeito e da proteção da diversidade cultural e linguística, bem como da memória coletiva e do património cultural dos povos. Em paralelo, foi fundamental promover o papel das bibliotecas públicas como veículo de acesso à informação, ao conhecimento e à cultura, apoiando, desta forma, a aprendizagem ao longo da vida e o desenvolvimento cultural da comunidade.
A exposição ficou patente até 14 de junho de 2025, tendo com público-alvo preferencial os profissionais do livro e da leitura, a comunidade educativa e comunidade em geral.
Objetivos de Desenvolvimento Sustentável
Associou-se a esta proposta a instalação de 17 cubos dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, conhecidos como “Cubos ODS”. Os ODS promovem a educação, a inclusão, a participação, o desenvolvimento cultural e o acesso à informação, contribuindo para sociedades mais equitativas, humanas e sustentáveis.
Outras Exposições e Mostras