NERVO – Observatório do Fotolivro Português: O Corpo e o Index do Livro
No âmbito da edição de 2025 da Conferência Internacional de Estudos de Fotografia, a exposição de fotolivros foi inaugurada no dia 19 de novembro e ficará patente ao público até 30 de janeiro, ocupando dois espaços: a sala de exposições do Centro de Estudos de História do Atlântico – Alberto Vieira (CEHA-AV) e o átrio do Arquivo e Biblioteca da Madeira (ABM).
Enquadramento
Após o sucesso das suas apresentações no Centro Português de Fotografia, no Porto, e na Ar.Co – Centro de Arte e Comunicação Visual, em Lisboa, o NERVO – Observatório do Fotolivro Português chega agora à Ilha da Madeira, oferecendo uma visão abrangente do ecossistema de fotolivros produzidos em Portugal. Com curadoria de Ângela Ferreira e Rodrigo Peixoto, a exposição propõe uma instalação de biblioteca física que estimula a interação criativa e interpretativa com as obras, tendo como base a plataforma digital www.nervophotobooks.com. Pioneira na Região, esta mostra apresenta um conjunto de fotolivros portugueses do século XXI, organizados em dois núcleos complementares: • No CEHA-AV, uma biblioteca-instalação que promove o diálogo sensorial e crítico com os livros; • No átrio do ABM, uma mostra informativa dedicada à plataforma digital NERVO, às fichas de indexação e aos conteúdos multimédia que revelam anatomias visuais e seus processos De forma inédita, a exposição integra ainda uma seleção de livros de fotografia produzidos na Madeira ou associados ao território insular, provenientes da coleção do Arquivo e Biblioteca Regional.
Sobre o NERVO – Observatório do Fotolivro Português
O NERVO é uma plataforma dedicada à construção de uma biblioteca inclusiva de fotolivros editados em Portugal no século XXI. O projeto propõe novas visualidades e modos de leitura dos livros de fotografia de expressão portuguesa, constituindo um observatório da contemporaneidade através da inclusão e digitalização de acervos, da criação e edição de podcasts e publicações. Desenvolvido por um grupo de artistas e investigadores especializados em fotografia, o projeto conta com o apoio da Direção-Geral das Artes (DGArtes) e da Universidade Lusófona – Centro Universitário de Lisboa.
Áreas de Atuação
Nesta seção saiba mais sobre o Ingresso de Arquivos e Bibliotecas, a Gestão e tratamento de Arquivos e Bibliotecas e os Projetos Educativos destinados à Comunidade. Conheça também os projetos da Conservação e Restauro e do Centro de Estudos de História do Atlântico - Alberto Vieira (CEHA-AV).

Subscreva a newsletter e acompanhe os projetos e atividades da Direção Regional dos Arquivos, das Bibliotecas e do Livro.